Navigation Menu

A Jornada dos novos Painéis de São Vicente

A Jornada dos novos Painéis de São Vicente

Do Museu Nacional de Arte Antiga, passando pela revista Visão, Jornal de Noticias e Correio da Manhã tivemos vez no jornal Edição da Manhã da SIC, em direto, com a apresentação do nosso trabalho do remake dos Painéis de São Vicente.


     


De acordo com o Correio da Manhã, "Pedro só joga futebol na PlayStation, mas transformou-se em Cristiano Ronaldo. Maura canta fado, mas desta vez vestiu a roupa de Marilyn Monroe. Joel é um rapaz, mas encarnou a cantora Mariza. Daniel é tímido mas agarrou o Óscar de Leonardo DiCaprio com convicção. Sara e Miguel fingiram-se de Angelina Jolie e Brad Pitt num ‘casamento’ que foi só mesmo para a fotografia. Todos eles são alunos do 11º ano do curso profissional técnico de Design Gráfico da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, Almada, a turma que recebeu o primeiro prémio de fotografia no concurso ‘A Minha Escola Adota um Museu, um Palácio, um Monumento’. 
‘Adotaram’ o Museu Nacional de Arte Antiga e ‘tomaram de assalto’ a obra ‘Painéis de São Vicente’ – fizeram um remake fotográfico voltado para a atualidade, transformando a imagem de 1470 – atribuída ao pintor Nuno Gonçalves, embora quer a data quer a autoria não reúnam consenso – numa contemporânea série onde as figuras não são frades nem infantes, são antes personalidades conhecidas do grande público. Ou não fossem os alunos desta geração – nesta turma têm entre os 16 e os 19 anos – ‘prós’ nisto de se fotografarem com o telemóvel e publicarem à exaustão os autorretratos nas redes sociais, as mesmas onde também acompanham a par e passo as vidas dos ídolos."

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/domingo/detalhe/arte_trocada_por_miudos.html





1º Prémio do concurso "A Minha Escola Adota Um Museu, Um Palácio; Um Monumento" 9ª edição


 O concurso A Minha Escola Adota Um Museu, Um Palácio, Um Monumento realizou-se pela 9ª edição neste ano lectivo. A participação consiste na “elaboração de trabalhos originais a partir de testemunhos dos Museus e Palácios que integram a Rede Portuguesa de Museus ou dos Monumentos tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural”. O vencedor foi conhecido em Maio mas só agora ganhou a atenção das redes sociais, graças ao destaque feito pelo blogue Fascínio de Fotografia deste projecto escolar.

Nesta nova versão dos Painéis de São Vicente de Fora estão representados vários sectores da sociedade actual, da política ao futebol, da religião à cultura, da música ao desporto, dos executivos à moda. “Com este remake pretendemos fazer uma ligação com a sociedade internacional dos nossos dias e com o culto da imagem”, descrevem os alunos. “As redes sociais estão povoadas de selfies, sendo que as mais divulgadas são as das celebridades, sejam elas do mundo do espectáculo, desporto, política ou mesmo religião.”












Na Visão, "Os originais são uma obra composta por seis painéis (Frades, Pescadores, Infante, Arcebispos, Cavaleiros, Relíquia). Diz tratar-se de um auto-retrato de toda a sociedade, da nobreza, do clero e do povo. A única figura que, imediatamente, se identifica é a do Infante D. Henrique.

A versão de 2016 é igualmente composta por seis painéis (Desporto, Política e Religião, Música, Hollywood, Personagens e Mortos). Dizem tratar-se de uma Selfie das Celebridades - numa evocação à célebre fotografia de Ellen DeGeneres na cerimónia dos Oscares de 2015 - retratando todos os setores da sociedade. A figura central, que segura o selfiestick, é Leonardo Di Caprio, o ator que venceu o Oscar de 2016, pela sua interpretação em The Revenant.

Enquanto o original descoberto no Paço Patriarcal de São Vicente de Fora, em Lisboa, foi feito a óleo e têmpera sobre madeira, o que a turma de Cacilhas idealizou concretizou-se em seis fotografias.

Além dos 17 alunos do curso profissional de técnico de design gráfico que participaram neste projeto vencedor, houve duas professoras por trás da ideia e da sua concretização - Paula Penha, de Oficina Gráfica, e Teresa Santana, de História e Cultura das Artes.

"A turma foi dividida em grupos, consoante os painéis. Depois houve que escolher quem entraria e como seriam caracterizados os modelos. Tivemos duas semanas para conseguir acabar o nosso quadro", conta Paula Penha. Antes, já os alunos tinham ido ao Museu de Arte antiga, numa visita guiada para ficarem a saber tudo sobre os Painéis. Agora que ganharam um livre-trânsito, para eles e a família, que lhes dá entrada em todos os museus e palácios nacionais, poderão revê-los sempre que quiserem.

"Não conseguimos ter tantas personagens como no original, por uma questão de perspetiva, mas tentámos recriar o melhor possível as poses da pintura, com as devidas atualizações", explica a professora.

Jasmim Cotrim, de 17 anos, entrou em quatro dos seis painéis - foi preciso repetir-se os modelos em alguns casos, muito bem disfarçados pela caracterização, recorrendo sempre a prata da casa. Ela foi uma adepta de futebol no primeiro painel, uma deputada, Bilbo Baggins (Hobbit) e Kurt Cobain.

Apesar de já terem passado alguns meses desde que conceberam esta obra, ainda se ri ao lembrar alguns pormenores, como o dia em que se passearam pela escola disfarçados, a altura em que cortou uma peruca para fazer a barba do Jack Sparrow, quando pintaram uma colega de preto para ser o Snoop Dogg e ainda o tubo de gel gasto na cabeça de um amigo para se parecer o mais possível com a fadista Mariza.

Tiveram algumas dúvidas se haveriam de retratar José Sócrates de gatas, dada a delicadeza do seu processo judicial. Mas não tiveram dificuldades em caracterizar Cristiano Ronaldo (uma bola e um equipamento de Portugal emprestado), nem em meter ali à força a Kim Kardashian, de vestido vermelho bem justo ("está a roubar a cena", diz Jasmim) ou Jennifer Lawrence a cair, como nos Oscares. E quanto ao Michael Jackson, no painel dos mortos? "Por sorte temos uma colega muito parecida com ele", conta, divertida, a aluna, feita porta-voz da turma, à força."

0 comentários: