Monet nasceu em Paris, 14
de novembro de 1840
na 9º arrondissement. O
termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de
Monet, "Impressão, nascer do sol", de uma crítica feita ao
quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy, que deu nome ao movimento artístico
impressionista.
Seu pai, Claude - Auguste, tinha uma mercearia modesta. Aos
cinco anos, sua família mudou-se para Le Havre, na Normandia. Seu pai
desejava que Claude continuasse no comércio da família, mas ele desejava
pintar. Foi a sua tia Marie-Jeanne Lecadre que o apoiou a seguir a carreira
artística, pois ela também foi pintora.
Em 1851, Monet entrou para a escola secundária de artes e
acabou se tornando conhecido na cidade pelas caricaturas que fazia. Nas praias
da Normandia, Monet conheceu, por volta de 1856, Eugène Boudin, um artista
que trabalhava extensivamente com pintura ao ar livre nessas mesmas praias, e
que lhe ensinou algumas técnicas ao ar livre.
Em 28 de janeiro de 1857, sua mãe morreu e, aos 16 anos,
Monet abandonou a escola e foi morar com sua tia Marie-Jeanne Lecadre.
Em 1857, Monet foi para Paris estudar pintura, e foi aí que
conheceu a sua primeira mulher, Camille Monet, a quem retratou muitas vezes, em
quadros onde ela aparecia mais do que uma vez na mesma pintura.
Impression, soleil levant, em português, Impressão, nascer do sol, é a mais célebre e importante obra de Claude Monet. É um óleo
sobre tela, datado de 1872, que representa o nascer da manhã no porto de Havre, com uma
névoa cerrada sobre o estaleiro
e os barcos e as chaminés ao fundo da composição. O título da obra acaba por denominar o grupo dos pintores
impressionistas.
O termo impressionismo surgiu quando foi
feita uma crítica a esta tela pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o
sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma
impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais
elaborado que esta cena marinha." A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas
Monet e os seus colegas adoptaram a designação de Impressionistas.
Em Impressão, nascer do sol, Monet interessa-se pela luz e os seus efeitos na natureza, pinta
as coisas como as vê, e não como as imagina ou pressente, e privilegia a
rapidez e espontaneidade do traço, em detrimento da precisão do contorno.
As cores
complementares – tonalidades de azul e laranja, são privilegiadas por Monet.
Para os impressionistas, as cores influenciam-se mutuamente, e tons
complementares dispostos lado a lado têm um
maior realce. As pinceladas não apresentam contornos
definidos, as formas são mais sugeridas do que representadas. Em “Impressão – Nascer do Sol”. Os
impressionistas, como Monet, evitam pintar de memória. Apesar da
névoa encontramos representados, elementos do porto, como guindastes e navios.
Os reflexos mostram o movimento das águas, que estão crispadas. A composição de
“Impressão – Nascer do Sol”, plana e bidimensional, é influenciada pela arte japonesa. A obra encontra-se
no Museu Marmottan-Monet em Paris ,depois de ter sido
roubada em 1985 e recuperada em 1990.
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