Navigation Menu

Desenvolvimento sutentável- Reflexão (Sara)

Hoje ,farei aqui uma reflexão acerca do desenvolvimento sustentável.

A definição de desenvolvimento sustentável é:

"O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais"


-Relatório Brundtland

Podemos concluir com base nessa defenição que o desenvolvimento sustentável deve ter em conta o uso racional dos recursos naturais, o problema desta sociedade está mesmo ai, pois este problema tem se vindo a agravar.

Essa afirmação caracteriza um grande erro da nossa sociedade, o "uso".

Diria que nós ditamos o futuro das próximas gerações pois as coisas que fazemos hoje terá impacto nas próximas gerações, e eu fazendo parte de uma geração “recente”, já observei nos meus 17 anos de vida os impactos que as ações das gerações anteriores tiveram sobre o ambiente e a sociedade.

Poderia até estar a falar como o desenvolvimento sustentável é ou está em Portugal , mas na minha opinião , isto é uma questão mundial , que toca a todos e com que todos se deviam preocupar.

Já assisti a inúmeras catástrofes que foram causadas por parte do Homem, e é vergonhoso a meu ver, pois o planeta terra dá-nos todos os recursos que necessitamos mas a sociedade está consumida pelo “uso” e abusa dos recursos naturais.

E isso teve e terá influência no meu ensino e na minha vida, vai influenciar a forma da qual educarei os meus filhos, tenho receio de que as próximas gerações pensem que estas mudanças climáticas e esta poluição constante se torne um habito e uma ação habitual. Pois assim nada vão querer fazer para mudar tais fatores.



Concluindo ,com uma sociedade assim não existe desenvolvimento sustentável, peguemos o exemplo da árvore, ela sim tem um desenvolvimento sustentável, ela respira gas carbonico e solta oxigenio, as suas folhas servem como adubo para que ela cresça.

Sendo otimista o que posso afirmar é que o mundo está a caminhar para uma degradação da vida humana na terra. O mundo atual não tem capacidade de absorver o que produzimos e transformá-lo em algo útil para nós. O mundo sobrevive sem o homem, o inverso não.

O que precisamos para ter um verdadeiro desenvolvimento sustentável é criar produtos verdadeiramente sustentáveis. O ser humano não vai deixar de consumir, de querer ter o luxo, por isso temos que a partir de agora redefinir o que é produto.

“Acredito que a partir do momento que dermos conta dessa realidade, surgirar uma nova onda de transformação mundial”

Esta era o meu pensamento á uns anos, pois agora eu não consigo mais pensar assim. Já temos provas de como a realidade é , isto está acontecer agora, temos de mudar agora , não depois.
Os cientistas alertam , mas na realidade não é preciso de ser alto qualificado para entender oque está acontecer neste momento com o “nosso” mundo. É horrível , ver a sociedade a assistir a esta destruição e não fazer nada.


A Declaração de Joanesburgo estabelece que o desenvolvimento sustentável se baseia em três pilares: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental.

Eu concordo plenamente, pois para haver um desenvolvimento sustentável teremos de saber economizar, saber aproveitar os recursos e poupá-los , isso levará a um desenvolvimento social , pois a sociedade começará a adotar uma nova vida , uma nova mentalidade surgirá e automaticamente protegerá o ambiente.

0 comentários: