Navigation Menu

Quantos tipos de Vegetarianos existem?

O vegetariano é, por definição, alguém que se alimenta basicamente de grãos, sementes, vegetais, cereais e frutas, com ou sem o uso de lacticínios, mel e ovos. Os vegetarianos excluem o uso de todas as carnes animais, incluindo peixe e frango. Apesar de já ter quase 200 anos, o termo ainda gera confusão. Ao contrário do que muita gente julga, as pessoas que adoptaram este tipo de dieta alimentar não são todas iguais.



Existem vários tipos de vegetarianos:

Vegan

Este é considerado o grupo dos “vegetarianos radicais”. Exclui qualquer variedade de carne de animais – aves e peixe de carne vermelha -, produtos animais – ovos e lacticínios -, mel e gelatina, produtos testados em animais, e não usam produtos de origem animal – couro, seda e lã – nem cosméticos de origem animal. O veganismo pode ser definido como uma forma de viver que recusa em contribuir para todas as formas de exploração e tratamento cruel de animais na alimentação, no vestuário e qualquer outro fim. O repúdio às práticas cruéis inerentes à produção de lacticínios e à criação de animais e aves é, provavelmente, a razão mais comum para a adopção do veganismo.

Lacto-Vegetariano

Este grupo de vegetarianos não come ovos na sua dieta. Muitos fazem-no por motivos de saúde, pois o ovo contém um elevado nível de colesterol. A maioria dos vegetarianos da Índia, a grande parte da população, exclui os ovos da sua dieta. Pitágoras era lacto-vegetariano.

Ovo-vegetariano

Incluem na sua alimentação os ovos, mas excluem o leite e todos os seus derivados.Muitos fazem-no por motivos de saúde, por exemplo, intolerância à lactose. Ovo-lacto-vegetariano É a forma de vegetarianismo mais clássica mas também a mais popular. Os adeptos deste regime comem lacticínios e ovos, embora excluam a carne, o peixe e os produtos alimentares derivados dos animais.

Vegetariano

Os vegetarianos são aqueles que excluem apenas da sua alimentação todos os ingredientes de origem animal (lacticínios, ovos, mel, gelatina, etc.). São Também conhecidos como “vegetarianos puros”. Pretendem tornar-se vegan, mas consideram não ter as condições que lhes permitam excluir produtos animais da sua vida diária, como por exemplo, da roupa, dos produtos de higiene, dos detergentes e de muitos outros aspectos. Frugívoro Também designado como frutívoro, alimenta-se exclusivamente de frutos, grãos e sementes. A sua alimentação é muito semelhante ao vegan, mas só ingere frutas e verduras que não matam a árvore nem a planta, evitando assim todas as raízes, como a cebola ou a batata. Come, por exemplo, maçãs, que podem ser colhidas sem danificar a árvore, ao contrário das cenouras. Os rebentos são também evitados, como os de soja e a alfafa.

Crudívoro

Este grupo defende que o Homem é o único animal que cozinha os alimentos, destruindo por isso as suas propriedades nutritivas, embora esteja preparado para digerir e assimilar alimentos crus (naturais). Estes adeptos alimentam-se única e exclusivamente de alimentos crus. Os alimentos são comidos no estado natural e geralmente sem o recurso a conservantes, temperos, fermentações ou preparos culinários.

0 comentários: